biogás de vinhaça

Biogás de vinhaça: uma realidade

Biogás de vinhaça – Inaugurou no dia 16/10/20 na cidade de Guariba/SP a 1ª Planta de Biogás da Raízen na Usina Bonfim. A planta vai gerar 21MW, sendo destes, um total de 17MW oriundos somente da Vinhaça. A usina Bonfim é a 2ª maior operação da Raízen em moagem de cana de açúcar (capacidade de 5 milhões de toneladas/ano) e gera 2,3 bilhões de litros de vinhaça por ano. Agora, pode-se considerar que está comprovada essa mudança comercial e a vinhaça passa a ser um ativo e recurso importante para energia ou biocombustível.

Assim, tem andamento o potencial comercial do biogás que poderá gerar aproximadamente 85 bilhões de Nm³ por ano ano. Atualmente, a produção de biogás no país é de somente 1,3 bilhões de Nm³ (pouco mais de 1%), conforme pesquisas. Associado as regulamentações da ANP nº 08 de 2015 que foi atualizada pela ANP nº 685 em 2017, verificou-se esse crescimento no número de plantas, bem como no volume de biogás produzido anualmente, como pode ser visto no Mapa do Biogás do Brasil. Para exemplificar, com esta estimativa total de geração de biogás seria suficiente para abastecer 100% das residências do país com energia elétrica ou suprir aproximadamente 70% do consumo total de diesel das frotas de caminhões e veículos do país, com biometano. Ou seja, uma capacidade de geração combustível tão importante quanto o Pré-Sal, como fonte energética nacional.

Se olharmos para o levantamento realizado pela EPE, vemos que dentre todos os setores avaliados, o mais promissor para a expansão de sistemas de biodigestão anaeróbia para a geração de biogás é o Setor Sucroenergético, dado os volumes envolvidos de geração de vinhaça na produção do etanol. Sabe-se que para cada 1 litro de álcool produzido, em média 12 litros de vinhaça são gerados como resíduo e usado como fertirrigação nas lavouras de cana. As estimativas relatam que o setor tem capacidade de gerar biogás na razão de 3x mais que a Agropecuária e 8x mais que o Setor de Saneamento.

Biogás de Vinhaça

Neste contexto, a SebigasCótica desde 2018 desenvolveu a concepção, construção, o plano de manutenção e operação dessa instalações com performance industrial no modelo EPC para essa implantação no Brasil. Com seu sólido know-how aplicado em diversas plantas de tratamento de resíduos, ajuda a confirmar o modelo do negócio para o tratamento da vinhaça. Essa operação da Raízen implementa então a maior usina de geração e comercialização de energia no setor sucroenergético, a qual será responsável por gerar aproximadamente 138.000 MWh por ano, com o Produto tipo Lagoa Coberta CLBR (Covered Lagoon Bio Reactor) da SebigasCotica para gerar biogás de vinhaça sendo responsável por 17MW dos 21MW totais da planta.

Tecnologia SebigasCótica

A equipe SebigasCótica tem projetos modernos, utiliza as melhores tecnologias com altas taxas de eficiência nos processos biológicos, baixo consumo elétrico e baixo uso de insumos químicos. Desta forma, os processos supervisionados nesses processos de biodigestão de vinhaça tem alcançado indicadores de conversões de SV ou DQO para biogás até 15% mais eficientes que referenciais teóricos. Essa etapa de vinhaça já havia iniciado a Operação Comercial em Agosto de 2020, antes do prazo previsto com a ANEEL e já gerou nas estimativas atuais +5 milhões de Nm³ de biogás. Isso confirma robustez e estabilidade do Biodigestor tipo CLBR da SebigasCótica para a vinhaça.

Essa experiência em tratamento de resíduo com o biogás de vinhaça alia-se a capacidade de como desenvolver o plano de negócio, seu financiamento até a implementação e consolida a experiência da equipe nesse desafio do setor sucroenergético, proposto ao país pela Raizen. A vinhaça tem comprovada sua importância como ativo industrial para que as Usinas “possam aumentar em até 50% o potencial de geração de energia elétrica com a mesma área plantada”, ampliar o seu tratamento como resíduo, melhorar a performance em fertirrigação e buscar novos patamares de sustentabilidade.

 

Colaboradores:

  • Rogério Severo,  diretor de operação da SebigasCótica
  • Lorenzo Pianigiani, diretor comercial da SebigasCótica
  • Marildo Guerini Filho, engenheiro ambiental da SebigasCótica

Referências:

Foto: Raízen – Divulgação

1- Ministério de Minas e Energia Brasil – Governo Federal inaugura uma das maiores Plantas de Biogás no mundo para geração de energia elétrica sustentável: http://www.mme.gov.br/web/guest/todas-as-noticias/-/asset_publisher/pdAS9IcdBICN/content/governo-federal-inaugura-uma-das-maiores-plantas-de-biogas-no-mundo-para-geracao-de-energia-eletrica-sustentavel

2- NovaCana – Uso da vinhaça na cultura da cana-de-açúcar: https://www.novacana.com/cana/uso-vinhaca-cultura

3 – CLBR SebigasCotica: http://sebigascotica.com.br/tecnologia/lagoa-de-biogas

4 – Canal Energia – inicio operação comercial da Raizen – https://www.canalenergia.com.br/noticias/53142684/primeira-usina-de-biogas-para-leilao-inicia-operacao-comercial