Biogás de Vinhaça na Fenasucro

Biogás de Vinhaça na Fenasucro 2017

Mais uma vez, apresentaremos as soluções das Sebigas-Cótica para Biogás de Vinhaça na Fenasucro 2017, principal evento do setor sucroenergético. A feira ocorre de 22 até 25 de agosto em Sertãozinho-SP.

Biogás de Vinhaça na Fenasucro

Lagoa de BiogásCom uma solução com mais de 30 anos de desenvolvimento e única no mercado nacional, o processo de biodigestão anaeróbia da vinhaça da Sebigas-Cótica visa o alto desempenho da produção de biogás.

Por ser rica em nutrientes minerais e apresenta elevado teor de matéria orgânica a vinhaça tem alto poder energético. Hoje o subproduto é amplamente utilizado na fertirrigação de áreas cultivadas com cana. Uma prática que pode agredir o meio ambiente, através da contaminação de águas subterrâneas e mananciais superficiais, devido à altas concentrações de manganês, ferro, potássio, alumínio, cloreto, matéria orgânica, dentre outros.

A solução a ser apresentada de biogás de vinhaça na Fenasucro, visa a biodegradação da matéria orgânica presente na vinhaça. Este processo gera biogás e biofertilizante com reduzida carga orgânica sem, no entanto, alterar suas propriedades fertilizantes.

Aplicação do Biogás

A biodigestão anaeróbia da vinhaça apresenta como benefícios, entre outros:

  • Menor consumo de energia (comparativamente a outros sistemas aeróbios)
  • Menor produção de lodo em virtude da menor produção de biomassa
  • Possibilidade de aproveitamento do biogás gerado
  • Redução da carga orgânica da vinhaça para sua aplicação no solo

Melhor para o solo e para a economia

Após o processo de biodigestão, existem dois produtos:

  • Digestado – Biovinhaça: a vinhaça que sai do processo de biodigestão vira um fertilizando rico, pois o tratamento não reduz o potencial fertilizante do efluente, porém neutraliza o PH do mesmo e reduz drasticamente o DQO (demanda química de oxigênio).
  • Biogás: ao remover a carga organiza por biodigestão, é gerado o biogás. A partir da concentração de metano é possível utilizar o mesmo para geração de energia elétrica e/ou ser um combustível equivalente ao GNV, o biometano.

Venha nos visitar na Fenasucro, estaremos esperando sua visita no Estande C81.

Conheça a nossa solução para tratamento da vinhaça, o CLBR.

Cadastre-se no evento em: www.fenasucro.com.br

Agende sua reunião conosco pelo e-mail contato@sebigascotica.com.br