biometano no rio grande do sul

1º Fórum de Biogás e Biometano no Rio Grande do Sul

13 e 14 de junho de 2017 ocorreu o 1º Fórum de Biogás e Biometano no Rio Grande do Sul.

O evento teve como foco a discussão sobre o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano no Rio Grande do Sul e no Brasil. O Fórum é uma realização do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, Itaipu Binacional e conta com o patrocínio da Sebigas-Cótica. O evento ocorre em Caxias do Sul (RS) e tem as inscrições estão abertas.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás), em 2017 o Brasil possui um potencial de produzir cerca de 78 milhões de metros cúbicos diários de biogás e biometano de segunda geração, volume equivalente a cerca de 25% da disponibilidade de energia no país ou a 73% do gás natural do país. E para tratar justamente do panorama, das possibilidades e desafios é que serão destinados dois dias de palestras, mesas redondas, apresentação de cases e chamada pública. Especialistas do setor em nível nacional e internacional, profissionais do setor, empresários, estudantes e demais interessados no assunto poderão participar da intensa programação, no UCS Teatro.

Programação

No dia 13, após a solenidade de abertura, aconteceu a palestra do Dr. Jules Van Lier, da Universidade de Delft, da Holanda, que tratará do ‘Panorama internacional de biogás e biometano’.

Na sequência, aconteceu a apresentação da ABiogás,com o tema ‘Panorama nacional do biogás e biometano’ feita por Mauricio Cótica. Às 10h30,a Secretaria de Minas e Energia do RS falou sobre ‘Políticas públicas para o desenvolvimento da cadeia no Estado. A tarde serão apresentados os cases:

  • Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás)
  • Viabilidade econômica de produção de biogás com produtores rurais e cooperativas de agronegócios no Oeste paranaense

No segundo dia, os trabalhos iniciaram às 8h30. Além de mesas redondas com a participação de Mauricio Cótica da Sebigas-Cótica, outros dois cases foram apresentados pela manhã:

  • Desafio MM, a experiência da viagem Montenegro a Montevidéu com veículo movido a biometano
  • Alternativas para o transporte sustentável com a experiência do ônibus Euro 6, com representante da Scania

Às 16h teve o debate final do 1º Fórum Estadual de Biogás e Biometano no Rio Grande do Sul. Onde foi discutido os cenários e propor futuras ações para o desenvolvimento amplo da cadeira do biogás e biometano.

Sobre o evento

1º Fórum de Biogás e Biometano no Rio Grande do Sul, acesse o site..