Biogás de Abatedouros

Biogás de Resíduos de Abatedouros

Um desafio para os abatedouros são os seus rejeitos que, se manejados de forma incorreta, geram impacto ambiental. Tendo impacto sobre a biodiversidade local e água com consequências diretas e indiretas sobre a saúde pública.

Resíduos de abatedouros são ideais e vantajosos para a produção de biogás, pela alta concentração de matéria orgânica. Eles possuem características favoráveis à biodigestão anaeróbia e geração de biogás de abatedouros:

  • Composição  de nutrientes
  • Grau de tamponamento adequado ao crescimento microbiano
  • Temperatura relativamente adequada, em torno de 20-30 ºC

A biodigestão anaeróbia é eficiente no tratamento dos resíduos de abatedouros. Reduz a carga orgânica, além de garantir a produção de energia através do biogás.

Dependendo do mix dos resíduos, em alguns casos, se fazem necessários pré-tratamentos com a finalidade de aumentar a biodisposição das moléculas ao ataque microbiano aumentando assim, a eficiência do processo.

O emprego de pré-tratamentos adequados além de homogeneizar a mistura dos substratos provenientes dos frigoríficos também contribuem para melhorar o desempenho da digestão anaeróbica, aumentando a produção e a qualidade do biogás, reduzindo os tempos de retenção, desinfecção e criando condições ótimas para o crescimento microbiano.

O biogás gerado pode ser utilizado em caldeiras como combustível para produção de energia térmica, na produção de energia elétrica ou purificado para a obtenção de biometano.  Nos 3 casos gera uma receita importante pelo Abatedouro/Frigorifico, aproveitando a energia em autoconsumo ou vender na rede.

O digestado, é um biofertilizante rico em nutrientes e matéria orgânica, sendo utilizado como fertilizante, em substituição aos químicos utilizados. A alta qualidade do biofertilizante é devida, principalmente, à redução do teor de carbono e aumento do teor de nitrogênio do material, além da maior facilidade de utilização do biofertilizante pelos microrganismos do solo em função do elevado grau de decomposição.

Resíduos

No Brasil, plantas de abate e processamento geram em torno de 3,3 milhões de toneladas de subprodutos não comestíveis. Constituídos principalmente por dejetos animais, vísceras, sangue, graxas, rumen, lodos das estações de tratamento efluentes, pelos, sebo, penas e ossos, evidenciando o potencial brasileiro de produção de biogás através dos resíduos de abatedouros.

Biogás de Abatedouros

Sebigas Cotica oferecem soluções completas e desenvolvidas sob medida para biodigestão de resíduos de abatedouros. Conheça nossa tecnologia de biodigestores CSTR.

Fonte: Embrapa