biogás de cerveja

Biogás de cerveja: Sebigas analisa resíduos

Nos últimos meses, o laboratório da Sebigas analisou o poder de metanação dos resíduos da produção de cerveja. Com os resultados, o laboratório definiu os parâmetros para unidade de biogás de cerveja, o projeto tem foco na produção de energia elétrica que será utilizada no consumo da própria fábrica de cerveja.

Os resíduos de produção de cerveja são divididos em 3 componentes principais: lodo, levedura e grãos. No trabalho realizado, o desempenho dos três componentes demonstrou um ótimo resultado para o processo de digestão anaeróbia.

Biogás de Cerveja

O grande destaque da produção de biogás dos resíduos da produção de cerveja é a parte sólida remanescente da transformação do malte e cevada. Presentes em quantidades significativas, eles garantem uma produção considerável de biogás suficientes sustentar o consumo elétrico da fábrica de cerveja.

 

Consumo Nacional de Cerveja

Segundo o Euromonitor, o Brasil é 17º país em consumo de cerveja no mundo. A média de consumo dos brasileiros é de 82 litros por pessoa ao ano. Os efeitos da recente crise econômica, fizeram o consumo da cerveja industrial reduzir. Na contramão, as cervejas especiais/artesanais tiveram uma alta no consumo. Segundo estudo da Mintel, suas vendas tiveram uma alta de 36%. O consumo desse tipo de cerveja se baseia em um novo hábito, em que se bebe menos, mas com maior qualidade.

 

Energia Renovável no Setor Cervejeiro

Os primeiros passos em biogás em cervejarias foram dados em 2010 na Inglaterra. Nos últimos 7 anos, não houveram investimentos nesse sentido, mesmo com todo o potencial dos resíduos. Neste cenário Sebigas, graças à força do seu laboratório biológico, é capaz de identificar e encontrar o modelo perfeito para plantas eficazes e eficientes para biogás de cerveja.

 

Procura tratar o seu resíduo industrial? Conheça nosso serviço de Suporte a Decisão de Investimento, onde é feito todo trabalho de análise, desde técnico-econômico até a análise de biomassa (como a feita para a cervejaria).

 

Fonte: