Biogás em São Paulo

Biogás e biometano ganham espaço em SP

O Biogás em São Paulo avança com o Comitê Gestor, criado no início de março de 2017. O comitê define percentuais de biogás e biometano na matriz energética paulista. Estado é o maior consumidor de gás natural do país, rede onde os biocombustíveis serão injetados.

A Secretaria de Energia e Mineração instalou o Comitê Gestor do Programa Paulista de Biogás, que tem a meta de discutir as políticas públicas voltadas para a ampliação do biogás e do biometano na matriz energética do estado. Entre as ações estão a especificação do percentual de biometano que deve ser injetado na rede de gás natural canalizado.

A ação estabelece políticas para estimular o crescimento econômico com menos uso de energia. Através da eficiência energética, do uso de energias renováveis e da substituição de insumos fósseis por fontes verdes.

“A ampliação do uso do biometano na distribuição de gás natural canalizado, além de aproveitar como insumo um resíduo do processo do setor sucroenergético, ainda dá boa destinação à vinhaça, que antes era considerada um grande problema”, resume João Carlos Meirelles, secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo. “Ganha o setor energético e ganha o meio ambiente”, diz ele.

Biogás em São Paulo

São Paulo é o maior consumidor nacional de gás natural, utilizando anualmente cerca de 6 bilhões de metros cúbicos. A indústria paulista consome cerca de 75% desse valor e é atendida em três áreas de concessão de gás canalizado. As áreas são administradas pelas empresas Comgás, Gás Brasiliano e Gás Natural Fenosa.
São Paulo conta ainda com uma rede de gasodutos, que trazem o gás natural da Bolívia e da Bacia Santos para o consumo local e também para o transporte desse gás para o sul do país, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Fonte: www.infraroi.com.br