caminhao biometano

Scania irá produzir caminhão biometano no Brasil

Uma nova geração de caminhão biometano, menos poluente chega ao mercado brasileiro. Resultado de investimentos de R$ 1,5 bilhão feitos pela Scania na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, a nova linha inclui cinco modelos movidos a gás natural, biometano e bioetanol.

Segundo a empresa, “serão os primeiros caminhões movidos a GNV/biometano do mundo”. Na linha a diesel, o motor é 12% mais econômico do que o atual. A nova plataforma também está preparada para a produção futura de híbridos e elétricos.

Caminhão Biometano

A produção dos novos veículos começa em outubro e as entregas no início de 2019. Mais da metade da produção local é exportada para países latino-americanos.

A nova linha passa a ser feita no País dois anos após seu lançamento na Europa. onde grandes empresas de logística, como a Havi, que transporta produtos alimentícios para a rede McDonald’s, contabiliza redução de 2% nos custos e de 27% nas emissões de poluentes após substituir sua frota a diesel por veículos movidos a gás natural e biogás.

O caminhão a gás, desenvolvido com novas tecnologias, é visto pela Scania como alternativa economicamente viável e menos poluente.

A nova linha chega ao País dois anos após seu lançamento na Europa. “O gás tem custo de operação inferior ao do diesel, além de índice de emissão de poluentes até 70% menor”, diz Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania. Segundo ele, a infraestrutura de abastecimento já existe. Podgorski ressalta que o preço do veículo é mais caro, mas o retorno pode ser rápido.

A iniciativa tem tudo para dar grandes resultados econômicos para empresas de diversos setores, além dos importantes benefícios ambientais. Com a evolução deste mercado, é possível que outras empresas do setor invistam no desenvolvimento de caminhões biometano, fortalecendo este novo segmento.

Conheça mais sobre o biogás