energia da vinhaça

Quanto vale a sua vinhaça

A produção brasileira de etanol em 2015 foi de 30 bilhões de litros, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Com geração de vinhaça que varia entre 12 até 18 litros por cada litro de etanol produzido, chegamos a 360 bilhões de litros de vinhaça gerados no Brasil, levando em conta os números mais conservadores.

Quase a totalidade desse volume (97%) é é destinada diretamente como fertilizante e irrigação nas próprias lavouras de cana-de-açúcar, desperdiçando potenciais usos mais nobres do produto, como, por exemplo, a geração de energia ou biocombustível.

 

Incentivo ao Gás Natural

Segundo o Investe SP, o governo do estado de São Paulo está com um projeto de incentivo ao gás natural para que o insumo chegue às usinas de açúcar e etanol que tenham geração elétrica para que estas possam gerar energia nos 12 meses do ano, ou seja, inclusive na entressafra. A ideia é de que em até cinco anos, os investimentos no biogás derivado da vinhaça extrapolem o uso apenas nos cerca de oito meses de safra, mas seja uma geração plena em todo ano com o gás natural suprindo os períodos necessários. Segundo o secretário estadual de Energia e Mineração de São Paulo, João Carlos Meirelles, é possível aumentar a geração dessas usinas em até 50%.

Regulamentação do Biometano

O biogás gerado da vinhaça, além de energia elétrica, pode ser utilizado como biometano. Neste sentido, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) estabeleceu, no final de julho, a regulação do biometano em São Paulo para a distribuição na rede de gás natural. De acordo com a resolução, o biometano produzido por geradores, como as usinas sucroenergéticas, fornecessem o biometano equivalente ao GNV, dentro de controle de qualidade e a especificação do energético prevista pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

Renovabio

Ministério de Minas e Energia (MME) apoiado por diversas entidades do setor energético, desenvolve o Renovabio. O programa estabelece regras de comercialização e busca oferecer segurança e previsibilidade aos investidores em biocombustíveis, como o biogás e o biometano, que passam a integrar o rol das fontes de energias renováveis reconhecidas pelo governo.

O programa estabelece regras claras de comercialização e busca oferecer segurança e previsibilidade aos investidores em biocombustíveis – etanol, biodiesel, bioquerosene, biogás e biometano.

Neste contexto o Renovabio traça metas de produção de biogás e biometano para os próximos anos, estimulando a produção.

 

Benefício Econômico

Com um potencial de mercado tão amplo para geração de energia através da vinhaça e com diversas iniciativas que fomentam a produção do biogás, as usinas de açúcar e etanol tem um grande ativo energético e econômico nas mãos.

 

Quer saber quanto vale a sua vinhaça? Nos visite na Fenasucro, de 22 a 25 de agosto em Sertãozinho/SP.
Clique aqui e agende uma reunião com nosso time!

 

Conheça a solução de alta perfomance da Sebigas-Cótica, CLBR, para a biodigestão anaeróbia e tratamento de vinhaça.

Fontes: