Sebigas-Cótica na Fenasucro 2018

Entre os dias 21 e 24 de agosto, acontece a Fenasucro 2018, maior evento do setor sucroenergético do país. Pelo terceiro ano consecutivo, Sebigas-Cótica será expositor na feira, demonstrando as soluções de biodigestão anaerobia para a produção de biogás e energia através dos subprodutos da indústria de açúcar e álcool.

Com maior potencial para geração de biogás através de seus resíduos, o mercado sucroenergético demonstra uma grande oportunidade para as indústria, em especial pelo biogás de vinhaça. A vinhaça é um resíduo gerado em abudancia pelo setor.

Biogás de Vinhaça na Fenasucro

Lagoa de BiogásCom uma solução com mais de 30 anos de desenvolvimento e única no mercado nacional, o processo de biodigestão anaeróbia da vinhaça da Sebigas-Cótica visa o alto desempenho da produção de biogás.

Por ser rica em nutrientes minerais e apresenta elevado teor de matéria orgânica a vinhaça tem alto poder energético. Hoje o subproduto é amplamente utilizado na fertirrigação de áreas cultivadas com cana. Uma prática que pode agredir o meio ambiente, através da contaminação de águas subterrâneas e mananciais superficiais, devido à altas concentrações de manganês, ferro, potássio, alumínio, cloreto, matéria orgânica, dentre outros.

A solução apresentada de biogás de vinhaça na Fenasucro, visa a biodegradação da matéria orgânica presente na vinhaça. Este processo gera biogás e biofertilizante com reduzida carga orgânica sem, no entanto, alterar suas propriedades fertilizantes.