Usina de biogás de frigorífico
Já começou a construção da Bioquercy, primeira usina SEBIGAS na França, adquirida nos últimos meses do ano passado. O cliente é a sociedade Fonroche Energie, um dos maiores players e investidores do mercado de energias renováveis e irá gerar biogás de frigorífico.
O Biogás de Frigorífico
A usina de biogás de frigorífico, situada no coração da região Midi-Pyrénées, no departamento de Lot, tratará os efluentes das fazendas vizinhas de criação e abate, em particular esterco bovino, avícola, sangue e resíduos de matadouros. A biomassa de entrada será pasteurizada (processo feito a 70 oC por uma hora) antes de entrar no digestor.
O biogás produzido será enviado para um sistema de cogeração para produção de energia térmica (1.8 MWe instalados) e térmica. A energia térmica é totalmente utilizada, tanto para o aquecimento dos biodigestores da usina de biogás e para o processo de pasteurização, quanto utilizada para a produção de vapor, esse utilizado nos processos das fazendas.
Bioquercy é um exemplo de como o seu resíduo pode se tornar fonte de energia.
Co-digestão de resíduos
A co-digestão de diferentes resíduos é uma prática comum. É realizada no intuito de alavancar a performance da biodigestão e produção de biogás, como é o caso da usina Bioquercy. Além disso, em alguns casos o teor de CH4 pode até aumentar, dependendo da composição geral da mistura.
O processo consiste basicamente na digestão simultânea de uma mistura homogênea de dois ou mais substratos. Tradicionalmente, a digestão anaeróbica era feita com um único tipo de biomassa (tratamento de finalidade única). O processo se tornava mais estável à medida que se usavam outros substratos ao mesmo tempo na biodigestão.
Durante diversos estudos, descobriu-se que, a digestão combinada de diferentes tipos de resíduos torna possível o tratamento de biomassas que não poderiam ser tratadas com sucesso separadamente.
A Sebigas, hoje, dispõe de um laboratório de ponta para a análise das biomassas de seus clientes. Onde são testadas combinações de resíduos disponíveis para apresentar a melhor solução de biodigestão do mercado.
Fonte:
http://sebigas.it/it/media-content-it/news/198-nuove-soluzioni-firmate-sebigas-in-francia