biogás de vinhaça

Vinhaça: de subproduto a receita

O biogás de vinhaça, principal subproduto da produção do etanol, é uma realidade por ser rica em nutrientes minerais e apresenta elevado teor de matéria orgânica. Resíduo presente em destilarias autônomas e usinas de açúcar e etanol e com custo relativamente baixo, a vinhaça vem sendo amplamente utilizada na fertirrigação de áreas cultivadas com cana. No entanto, deve-se utilizá-la com cautela, uma vez que pode contaminar águas subterrâneas e mananciais superficiais, devido à percolação ou arraste de altas concentrações de manganês, ferro, potássio, alumínio, cloreto, matéria orgânica, dentre outros.

Biodigestão Anaeróbia

Por esse motivo a biodigestão anaeróbia apresenta-se como a melhor solução para o aproveitamento dessa biomassa não somente no sentido ambiental como também no econômico.

O processo de biodigestão anaeróbia consiste na biodegradação da matéria orgânica presente na biomassa. Este processo gera biogás e biofertilizante com reduzida carga orgânica sem, no entanto, alterar suas propriedades fertilizantes.

Biogás de Vinhaça

De um modo geral, a biodigestão anaeróbia da vinhaça apresenta como benefícios, entre outros:

  • Menor consumo de energia (comparativamente a outros sistemas aeróbios)
  • Menor produção de lodo em virtude da menor produção de biomassa
  • Possibilidade de aproveitamento do biogás gerado
  • Redução da carga orgânica da vinhaça para sua aplicação no solo

Falando das aplicações dos subprodutos da biodigestão, temos como resultado a vinhaça biodigerida (ou digestado) e o biogás. O digestado pode ainda ser utilizada na fertilização, uma vez que este tratamento não reduz o potencial fertilizante do efluente.

Com relação ao biogás, devido à elevada concentração de metano em sua composição, as principais aplicações referem-se à geração de energia (pelo seu potencial combustível). O poder calorífico do biogás se situa em torno de 5.000 a 7.000 kcal.m-3; entretanto, este potencial pode atingir 12.000 kcal.m-3 caso o CO2 seja retirado da mistura.

Na indústria sucroalcooleira, as opções para o aproveitamento do biogás são inúmeras. Dentre elas utilizar a totalidade do biogás em cogeradores a fim de produzir energia elétrica e calor, purificar o biogás e transformá-lo em Biometano para substituição de combustíveis utilizados na agroindústria durante o período da safra, queimar o biogás nas caldeiras para geração de vapor e acionamento da moagem da cana, entre outros.

Diversas pesquisas têm comprovado a potencialidade do biogás de vinhaça, com a biodigestão se mostrando uma solução eficiente para evitar os impactos ambientais promovidos pelo mau uso desse resíduo através do descarte sem tratamento, promovendo a proteção do meio ambiente.

Referências:

Biodigestão anaeróbia da vinhaça: aproveitamento energético do biogás e obtenção de créditos de carbono – estudo de caso. Autores: Mariani Silvia Ester Szymanski1*; Rafaelo Balbinot2 ; Waldir Nagel Schirmer3

CRUZ, L.F.L.S. Viabilidade técnica/econômica/ambiental das atuais formas de aproveitamento da vinhaça para o setor sucroenergético do estado de São Paulo. 2011. Dissertação de Mestrado.