Biogás dos resíduos do Óleo de Palma

Sebigas na Palmex Colômbia

Sebigas participou da Palmex, importante evento do setor do óleo de Palma, realizada em Barranquilla, Colômbia em novembro de 2016. No evento foi apresentada a solução para Biogás dos resíduos do Óleo de Palma.

A PALMEX Latin America 2017 é a única exposição especializada em óleo de palma na América Latina que reúne empresas nacionais e internacionais processadoras de óleo de palma (ou azeite de dendê) e também suas indústrias de apoio. Reunidas na cidade de Barranquilla, Colômbia, elas apresentaram os últimos desenvolvimentos dessa indústria.

Biogás dos resíduos do Óleo de Palma

A geração de efluentes líquidos do processamento do óleo de palma (POME) junto com a produção de óleo de palma bruto criou uma questão ambiental para a indústria da palma no mundo devido a suas características poluentes. O POME com alto conteúdo orgânico é uma fonte com grande potencial para produção de biogás dos resíduos do Óleo de Palma.

O efluente sólido também pode ser utilizado na digestão anaeróbia, uma tecnologia segura e ambientalmente aceitável para eliminar resíduos sólidos. No processo é produzido metano e é reduzido o volume de resíduos. Algumas das biomassas provenientes do processamento do óleo de palma são os cachos de frutos vazios, a fibra de palma e a torta do decantador.

Através de sua joint-venture na Tailândia, a Sebigas construiu usinas de biogás que funcionam com resíduos da produção de óleo de palma. A tecnologia de digestão anaeróbica está bem consolidada nos países asiáticos e pronta para ser implementada na América Latina. Atualmente Indonésia, Malásia e Tailândia lideram o ranking dos maiores produtores mundiais de óleo de palma, seguido por Colômbia, Honduras e Equador.

PALMEX no mundo

A PALMEX conta com uma série de feiras de negócios internacionalmente bem-sucedidas para movimentar o setor de óleo de palma. Conta com edições na Indonésia, Tailândia e Malásia, sendo a Colômbia a escolhida para sediar o evento latino-americano. A Sebigas apresentou case no setor, em seu stand e seminário técnico, de uma usina tailandesa feita pela Sebigas UAC.

Fonte: